O que é saudade.

Sentir falta não é saudade!

A gente sente falta de qualquer coisa, não necessariamente daquilo que gostamos.
Saudade só se sente de quem se amou um dia.
De quem te fez feliz por instantes.
De alguem que, em algum momento, te fez esquecer o mundo.

Acompanhada por uma dose de melancolia, a saudade dói!
Pois ela mostra que o tempo não volta, que os momentos registrados na memória são únicos. Que não há cópia, nem xerox, nem 'replay' nem qualquer outro artefato que te faça reviver o que já passou. (Bom seria se a tão sonhada máquina do tempo estivesse no mercado. Juntaria uma grana e pediria pelo submarino.com em 10x sem juros!)

Os bons e marcantes momentos da vida ficam apenas na memória, na caixinha das lembranças que, às vezes, se encarrega de apagar ou perder alguns 'arquivos' relevantes (seria uma espécie de proteção?).

"Dentro de cada pessoa tem um cantinho escondido, ancorado de saudade", já cantava Marisa Monte. Essa música, pra variar, me fala muito, pois diz que, até podemos mudar, fugir, se esconder, mas o "cantinho" estará sempre conosco, por onde quer que formos.

Esse canto é o meu refúgio.
É pra onde vou desde quando o Zaqueu partiu e a saudade dele já não cabe mais na alma.
Quando não tenho o abraço da minha mãe disponível, lá eu me abrigo.
Se meus amigos não podem me ouvir, nesse canto eu tenho liberdade de falar do que o meu coração está cheio.

A princípio, pensei que esse post definiria esse sentimento (?) tão presente em mim, mas vejo que não há como definir algo que eu não consigo, ainda, entender.

O que é saudade, afinal?
É aquela dor no peito cada vez que se lembra de alguem, lugar, data, perfume, sabor ou momento?
É aquela angústia que aperta o coração por saber que o tempo de 'amar' acabou? Que os mortos não voltam mais? Que os sobrinhos não voltam a ser crianças indefesas, que te têm como um herói e que riem das suas piadas sem graça?
É aquele vazio por lembrar que sua infância foi a melhor do mundo, que lá você teve os melhores momentos da vida, onde cada descoberta era acompanhada de um riso fora do comum e, mesmo assim, você não percebeu nada disso?
É aquele nó na garganta por vontade de gritar a falta que sua alma sente por não ter vivido mais, amado mais, prestado mais atenção a tudo que as pessoas que te cercam tem a dizer?
Bem, creio que não será aqui que encontrarei as respostas, mas valeu a pena me fazer cada uma dessas perguntas. Elas me ajudam a saber quem eu sou e a querer buscar, intensamente, o Ferro que pode estar perdido nas lembranças, nos cantinhos, nos olhares, amores e na minha própria memória.


Esse post nasceu depois de ouvir uma música que explica muito bem o sentimento que há em meu peito quando o assunto é saudade.

"É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora
Cedo demais". (Love In The Afternoon - Legião Urbana)

Se me perguntarem, hoje, o que é saudade eu direi que ela tem nome, sobrenome e foi um dos grandes amores da minha vida: Zaqueu Sousa de Sá.

6 comentários:

Bié! disse...

E lá vou eu ., sair deste blog imensamente feliz.,emocionado e chorando. é quase terapia se fosse diário claro.r.s brincadeira., enfim... dizer muito é complexo., Clarice dizia que '' saudade é como fome., só se mata quando se come a presença''.engraçado que eu também já escrevi sobre saudade e não era tão diferente do que escreveste aqui na tentativa de achar resposta., sempre temos mais perguntas nao eh .rs. E acho que isto talvez seja saudade.!' Querido como sempre incrivel,. e é incrivel ler amor em cada cantinho deste post, em cada pedaçinho , um amor que poucos conheçem, outros jamais entenderão e tantos outros se quer saberão expremir.! Parabéns sempre sempre sempre.!

Anônimo disse...

Esse aqui eu li chorando! A gente finge que passou, não é, Ferro? Finge que tá melhorando, que tá passando. Mas é como se o lugarzinho do Zaca estivesse sempre ali reservado...andando com a gente na rua, sentado do nosso lado na mesa da pizzaria ou no buteco da esquina... as vezes do meu lado, as vezes do da Kel, as vezes do teu...

Pra mim é mais ou menos como ter perdido um pedacinho de nós, da nossa turma, da nossa história na uema,da minha história de amor, da qual ele sempre participou...

Saudade muito grande também, Ferrinho.

Fanny disse...

... naum consigo comentar o choro naum deixa =/

Thiago Cavalcante disse...

Saudade é uma palavra única e exclusiva de nós Brasileiros.

Interessante.

Anônimo disse...

Cara, seu blog é legal...
to te seguindo!

Thiago Cavalcante disse...

Saudade é uma palavra exclusivamente brasileira. Nossa. E isso já revela muita coisa.

...

E eu tinha
resolvido que ia dormir para poder sonhar, estava com saudades
das novidades do sonho. (Clarice in Água viva)

...

Tenha um ótimo final de semana, Rapaz. Some não, querido.