Apesar de cansado, viver!

Esses dias escrevi que "às vezes, viver cansa", o que é verdade. Mas, de todo modo, é melhor viver cansado do que não viver.
Há pessoas que escolhem não viver, como noticiado esses dias nos jornais locais os rumores de dois suicídios.
Refletindo sobre esses acontecimentos pensei nas aulas de sociologia, explicando que o suicídio é uma ação egoista, pois, em muitos casos, quem o pratica acha que não há outra forma para se resolver 'o problema', sendo 'a única saída' o suicídio.
Por outro lado, pensei também em quantos que, até tinham problemas, mas que não queriam morrer e não puderam escolher a vida, como meu primo Zaqueu, que foi 'estupidamente' assassinado; sem motivo algum.
É, viver cansa!
E me cansa ter que viver sem ele, sem meu melhor amigo. Estou cansado de não poder contar-lhe como estou, de não poder compartilhar que tenho amado, sofrido, suspirado. Nos últimos dias tenho sonhado com ele: andamos juntos, conversamos como sempre fizemos, sorrimos, brincamos... vivemos. Mas ao acordar, a 'realidade' me dá um tapa e mostra que não há mais vida para 'nós', só há vida para 'eu'. Engulo seco e decido viver, mesmo cansado, mas tenho a opção de viver.
Parece que não sou egoísta. Não tenho pretensão nenhuma de resolver 'meus problemas' sozinho, por isso, conto com o abraço aconchegante de minha mãe, que me consola. Com o silêncio de amor da Cilla, que não precisa dizer nada pra eu saber que ela sempre estará comigo, me ajudando no que eu precisar. Conto com o carinho de toda minha família, demonstando, a cada dia, que "estão aqui para o que der e vier" e me amando incondicionalmente.
E assim vou vivendo: me cansando e descansando em alguns braços; sentindo falta de alguns abraços também, mas que por certo chegarão na hora certa, na medida exata.
Decido, pois, viver e morrer cansado, mas certo de que vai valer a pena cada suspirar e respirar... Sim, eu sei que valerá!

2 comentários:

Recanto Provisório disse...

Fazia um tempo que eu não visitava seu blog. Mas, cada vez que venho, me surpreendo! Você é um escritor e tanto!

Só espero que um dia você venha a escrever com tanta profundidade também sobre uma intensa felicidade, pois creio que ela ainda baterá na sua porta. Eu não vou dizer que ela está em Jesus pra não ser piegas e porque palavras não definem o que só o coração pode perceber. Mas você conhece a direção se tiver forças para tomar o caminho.

Não tenho idéia da dimensão do seu deserto. Mas é nas suas areias escaldantes que aprendemos a conhecer nossos limites. Até, enfim, descobrir que somos mais fortes do que imaginamos. E perceber que as miragens são tantas que confundem a nossa mente. Embora não signifique que o oásis não exista.

Agora sou seu seguidor. É uma leitura cativante.

E, só pra constar, pois eu sei que você sabe, tem aqui um ombro amigo. Se precisar chorar...

Lidia maria disse...

ai amigo primo, vc sabe que estou incluso na lista de colinho né?
sou sua fã...agradeço à Deus por conhecer alguém como vc, e ainda me deu o prazer de ser sua primaaaa, nossa sou sortuda mesmo!!
te amo muiiiito...xero!!