Decida-se ou eu te devoro!

"Decida-se ou te devoro!", ouço alguém gritando.
A vida, em parte, é feita de escolhas e elas, muitas vezes, vão determinar o seu 'futuro', presente ou até mesmo quem você é.
No mundo virtual é bem mais simples: você preenche um cadastro com seu nome, cor dos olhos, altura, tipo físico, país, idioma e até 'quem eu sou'.
As opções estão a um clique e você vai marcando as alternativas que formarão sua identidade virtual. Você escolhe as fotos mais bonitas, as frase mais inteligentes, as músicas mais 'da hora'.
Mas na vida real não é tão simples assim.
Você não escolhe em qual país nascer, não escolhe seus pais, não escolhe a cor da sua pele, dos seus olhos, não escolhe que altura vai ficar aos 21 anos, enfim, há uma série de coisas que não dependem da sua vontade.
Há medida que o tempo vai passando, você vai se conhecendo e tomando algumas decisões e fazendo as suas escolhas como a namorada (o), religião (pelo menos no Brasil isso é possível), curso na faculdade, área que pretende atuar, enfim, a vida passa e vai lhe cobrando que você tome algumas decisões.
Quando se é um adolescente e se faz uma opção errada há um peso, você 'tem' o tempo a seu favor, pode se dar o luxo de errar e refazer. Quando você já é um coroa de 27 anos, não se pode mais ter tanto luxo assim. TEM que acertar, porque a vida está passando.
"Não tem namorada? Cuidado, vai acabar ficando pra titio!".
"Vai desistir da faculdade? Tá louco... vai ser um zé ninguém da vida!"
Enfim, parece mesmo que o tempo é cruel. A vida tem pressa numa decisão.
Mas, será que temos mesmo esse domínio sobre o tempo?
Será que temos autonomia para dizer: "vou fazer isso, pois amanhã meu futuro estará garantido!".
Será se temos esse controle?
Não, isso não é a minha desculpa para ficar 'com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar'.
Mas, certa vez, Jesus falou o seguinte: "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?". Não importa o que façamos ou o quanto nos preocupamos, nunca vamos ter mais tempo do que nos foi determinado por Deus.
Espero ter muito tempo ainda para decidir novamente, pois a vida está gritando para mim:
Decida-se, pois você não é mais nenhum adolescente.
Decida-se, pois o tempo passa e não volta mais.
Decida-se, pois é preciso viver a vida para que você não seja devorado por ela.

1 comentários:

Bié! disse...

Que bom sempre te ler pessoa, por vezes é tão auto-biografico e ainda assim, parece responder-me !
Pois bem, a parte do 'coroa' de 27 anos é uma graça, e desde quando somos apenas números ein rapaz, desde quando vamos ser julgados pela idade, nº que apresentamos se somos tão mais que qualquer outra coisa.
E salve as entrelinhas não é mesmo. ^^ Saiba que a vida não nos cobra, e sim façamos com que sejamos cobrados no intuito de fazer parte de um meio que nem mesmo sabemos ser o real, o necessário. Apenas acorde e pense Hoje é o meu agora. Pense menos arrisque mais...'' ^^