Indivíduo no Coletivo



Transporte coletivo: não há nome mais apropriado pra ele! O que poderia ser estritamente particular torna-se comum a todos. É o lugar onde se transporta e se compartilham histórias, traumas, valores e crenças.
Comprar ou não? Mudar de casa ou permanecer na mesma? Implorar por socorro em silêncio ou aos berros? Sentir raiva, amor, alegria ou tristeza nada disso é permitido que se faça sozinho. Uma enquete forçada te obriga a julgar, avaliar, questionar, opinar ou, no mínimo, refletir sobre a “questão” da vez, que sempre é proposta pelo mais ousado passageiro ou por aquele que rompe com “o silêncio coletivo”, quando isso é possível, e coloca seus problemas ou desabafos na vitrine do ônibus.
Laços, de afeto e desafeto, se fazem. Vidas interagindo “à força”, planos e sonhos em comum e um desejo igualmente coletivo: “ser individual”, não precisar mais de espectadores para seus desabafos ou não estar na platéia, pelo menos. Mas o contrário também é válido, sair do seu mundo de solidão e querer sim, compartilhar espaços, conversas ou apenas companhia... Seja de um ou de cem.
E ainda há aqueles que escrevem sobre isso, que não estabelecem relação com outros e que, apesar de estar perto, nem está ali. Está em outro lugar: em alguma praia do nordeste, sentindo o vento forte e bebendo uma água de coco gelada ou em um escritório frio no sul, escrevendo como as pessoas se apertam e se relacionam nos transportes coletivos.

Azaias Lima Souza

4 comentários:

Kênia disse...

Essa facul tá te fazendo bem hein?!
Quem diria q algum dia vc iria'escrever' alguma coisa,e detalhe, escrever bem,bem mal,kkkkkkkkkkk...brincadeirinha,tô adorando ler o q vc anda escrevendo!
bjs,te amoooo...

Anônimo disse...

Ferro... vc tá de parabens mano! Tá muito gostoso o seu blog mesmo.

Abração, Nerias.

Anônimo disse...

Quero o meu recorte quando o texto for publicado, não se esqueça!
Gosto desse texto, aliás, gosto do que vc escreve.

Bié! disse...

Acho que poucas vezes li algo sobre o coletivo' sendo individual' ta estranho r.s. Mais é bom ler algo saudavel assim . . . de fato como disse tem prioridade em escrever algo que segue um raciocionio bacana. . . simplesmente muito bom . parabéns ²³